Mundo

Pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos em novos confrontos no Cairo

Pelo menos quatro pessoas morreram hoje em novos  confrontos entre apoiantes e opositores do presidente deposto Mohamed Morsi,  no Cairo, capital do Egito, referem fontes de segurança citadas pelas agências  internacionais. 

© Amr Dalsh / Reuters

Novos confrontos entre apoiantes e opositores do derrubado Presidente  islamita egípcio Mohamed Morsi eclodiram hoje nas imediações da praça Tahrir,  no centro do Cairo, e em várias cidades da periferia da capital, causando  um número ainda indeterminado de feridos e pelo menos quatro vítimas mortais.

Pelo menos uma pessoa morreu nos confrontos que ocorreram nas proximidades  da praça Tahrir, onde apoiantes e opositores de Mohamed Morsi se enfrentaram  com pedras e tiros de espingardas de pressão de ar, segundo relatou uma  fonte dos serviços de segurança à agência noticiosa espanhola EFE. 

As forças de segurança egípcias responderam disparando gás lacrimogéneo.

A violência também alastrou para a periferia da capital egípcia, nomeadamente  para a cidade de Qalioub (a norte do Cairo), onde pelo menos três pessoas  morreram, elevando para quatro o número de vítimas mortais, segundo uma  fonte dos serviços de segurança citada pela agência francesa AFP. 

Na cidade de Qalioub, a Irmandade Muçulmana acusou o exército egípcio  de ter disparado "de forma intensa" contra apoiantes de Morsi, que, segundo  uma nota divulgada na página oficial do grupo, ainda foram alvos de ataques  com pedras. 

Desde que Mohamed Morsi foi deposto pelo exército, a 03 de julho, a  violência no Egito já fez mais de uma centena de mortos, segundo uma contagem  feita pelas agências noticiosas internacionais. 

 

     

 

Lusa