Mundo

Estados Unidos esperam duas semanas para ver se discussões com russos sobre a Síria valem a pena 

Os EUA preveem que dentro de duas semanas  vão saber se as discussões em curso com os russos sobre o arsenal químico  sírio têm hipóteses de sucesso, indicaram hoje altos responsáveis do Governo  do Presidente Barack Obama. 

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi / Reuters

Estes responsáveis, que falaram sob anonimato e recusando ser citados,  afirmaram também que o relatório dos peritos da Organização das Nações Unidas  (ONU), esperado para segunda-feira, ia contribuir para isolar ainda mais  o Kremlin na sua posição de responsabilizar a oposição, e não o regime de  Damasco, pelos mortíferos ataques químicos, em 21 de agosto, perto de Damasco.

Enquanto o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acusou hoje o Presidente  sírio, Bachar al-Assad, de ter "cometido numerosos crimes contra a humanidade",  os responsáveis norte-americanos esperam que a publicação do relatório vai  contribuir para aumentar o número de países alinhados com a posição dos  EUA neste 'dossier'.  

Na noite de terça-feira, Obama anunciou ter solicitado ao Congresso  a suspensão da discussão de uma resolução sobre o uso da força na Síria,  depois de os russos, aliados de Al-Assad, terem proposto colocar o arsenal  químico sírio sob controlo internacional, para destruição posterior. 

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro dos  Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, iniciaram negociações bilaterais  sobre este assunto, em Genebra, na Suíça.  

Lusa