Mundo

Bashar al-Assad diz que a Síria vai cumprir resolução da ONU

A Síria vai cumprir a resolução do Conselho  de Segurança das Nações Unidas que prevê a destruição do seu arsenal de  armas químicas, afirmou hoje o presidente sírio, Bashar al-Assad. 

© Sana Sana / Reuters

"Claro que vamos respeitá-la e a nossa história prova que sempre respeitámos  a nossa assinatura em todos os tratados que assinámos", respondeu Assad  a um jornalista da televisão italiana RAI 24 que lhe perguntou se vai cumprir  a resolução 2.118. 

Uma equipa de inspetores da Organização para a Interdição das Armas  Químicas vai iniciar na terça-feira o plano para a destruição do arsenal  químico sírio acordado pelos Estados Unidos e pela Rússia e validado pela  resolução da ONU. 

Citado pela agência síria Sana, Bashar al-Assad considerou também na  entrevista que a recente aproximação entre os Estados Unidos e o Irão, desde  que os Estados Unidos sejam "honestos", vai ter um impacto "positivo" na  Síria e no Médio Oriente. 

"Se os americanos forem honestos na sua aproximação ao Irão, os resultados  serão positivos no que diz respeito à crise síria e todas as crises na região",  disse. 

O presidente sírio considerou, por outro lado, que a Europa não tem  capacidade para ter um papel no processo da conferência de paz designada  como Genebra II. 

"Francamente, a maior parte dos países europeus não tem capacidade para  desempenhar um papel em Genebra II, porque não têm os recursos necessários  para ser bem-sucedidos nesse papel", disse. 

O secretário-geral da ONu, Ban Ki-moon, insistiu no sábado na necessidade  de realizar a conferência internacional, provisoriamente prevista para meados  de novembro, para pôr fim ao conflito, que em dois anos fez mais de 110.000  mortos, dois milhões de refugiados e quatro milhões de deslocados. 

Lusa