Mundo

Ucrânia mantém intenção de assinar acordo com UE

O primeiro-ministro da Ucrânia disse hoje que Kiev ainda quer chegar a um acordo histórico com a União Europeia, apesar de ter suspendido as conversações com a organização regional na semana passada.

Primeiro-ministro da Ucrânia Mikola  Azarov (esq.) com o Presidente Victor Ianukovitch / Reuters
© Ho New / Reuters

"Afirmo com toda a autoridade que o processo negocial sobre o Acordo  de Associação continua, e o trabalho de aproximar o nosso país dos padrões  europeus não para nem por um dia", disse o primeiro-ministro, Mykola Azarov,  numa reunião do Governo. 

Alguns responsáveis europeus esperavam assinar o Acordo de Associação  com Kiev numa cimeira de dois dias que começa na quinta-feira em Vilnius.

Mas o Governo ucraniano suspendeu as negociações, manifestando preocupações  de que a assinatura prejudicasse as relações económicas do país com a Rússia.

As declarações de Azarov durante a reunião governamental surgiram numa  altura em que centenas de manifestantes protestavam no exterior do edifício  do Governo pelo quarto dia consecutivo, exigindo a assinatura do acordo  em Vilnius. 

O acordo seria o primeiro passo da Ucrânia em direção à eventual adesão  à UE e afastaria a ex-república soviética da órbita da Rússia pela primeira  vez. 

"Não haverá divisão na nossa sociedade porque não vamos mudar o nosso  rumo em direção à integração europeia", disse Azarov.