Mundo

Filme sobre Mandela bate recordes na África do Sul e lança-se para os Óscares

O filme 'A Longa Caminhada para a Liberdade', retratando a vida de Nelson Mandela, foi o filme mais visto de sempre no fim de semana de abertura na África do Sul, angariando 315 mil de euros.

© Siphiwe Sibeko / Reuters

De acordo com os dados fornecidos pela Videovision Entertainment e citados  pela AFP, o filme destronou sucessos de bilheteira como 'Wolverine', 'Hangover  3' e outros produzidos localmente, sendo encarado como um sério candidato  aos Óscares. 

A coprodução anglo-sul-africana, com o ator Idris Elba a desempenhar  o papel do líder histórico sul-africano, retrata a vida de Mandela, e inspira-se  largamento no livro com o mesmo título, que percorre o percurso do antigo  Presidente, desde a infância no Cabo até à sua eleição como o primeiro Presidente  negro, em 1994. 

Mandela, atualmente com 95 anos, continua sob cuidados médicos na sua  casa, em Joanesburgo, depois de ter passado quase três meses num hospital  com uma infeção no pulmão, no princípio deste ano. 

A sua condição médica tem sido descrita como crítica, mas estável.