Mundo

Atores que interpretaram Madiba no cinema prestam tributo ao líder

Dois atores que interpretaram Nelson  Mandela no cinema prestaram hoje tributo ao ícone sul-africano, numa altura  em que os especialistas estimam que a sua morte impulsione as receitas de  bilheteira de um filme que acaba de estrear. 

© Fred Prouser / Reuters

"Hoje o mundo perdeu um dos verdadeiros gigantes do século passado"  disse Morgan Freeman, que interpretou o líder sul-aficano no filme "Invictus",  realizado por Clint Eastwood e nomeado para os Óscares em 2009. 

"Nelson Mandela era um homem de uma honra incomparável, de uma força  imbatível e de uma determinação inabalável - um santo para muitos, um herói  para todos os que prezam a liberdade e a dignidade da humanidade", acrescentou  o ator num comunicado divulgado pelo seu agente. 

Idris Elba, que interpreta Mandela no filme "Mandela: O Longo Caminho  para a Liberdade", que acaba de estrear nos EUA, disse: "Que honra foi entrar  na pele de Nelson Mandela e representar um homem que desafiou as adversidades,  quebrou as barreiras e defendeu os direitos humanos aos olhos do mundo".

"Os meus pensamentos e orações estão com a sua família", disse o ator. A morte de Madiba ocorre dias depois da estreia do filme, que saiu a  29 de novembro nos EUA, o que deverá contribuir para aumentar as audiências.  O filme deve estrear este mês em Portugal e está previsto sair numa série  de outros países europeus nos próximos meses. 

O filme, baseado numa das principais biografias de Mandela, já bateu  todos os recordes na África do Sul. A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente  da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente  negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. 

 

     

 

Lusa