Mundo

Príncipe William "extremamente triste" à saída de filme sobre Madiba

O príncipe William de Inglaterra considerou  hoje "extremamente triste e trágica" a notícia da morte de Nelson Mandela,  que recebeu quando assistia à estreia de um filme sobre a vida do ex-presidente  sul-africano em Londres. 

© POOL New / Reuters

Zindzi Mandela, uma das filhas do líder sul-africano, também assistiu  à estreia de "Mandela: Longo Caminho para a Liberdade" e ao entrar para  a sala de cinema insistira que o pai estava "bem, mas frágil" e que esperava  vê-lo. 

William soube da morte de Mandela durante a exibição e fez uma curta  declaração após cumprir dois minutos de silêncio no final do filme. 

"Acabámos de ser recordados de quão extraordinário e inspirador era  Nelson Mandela e os meus pensamentos e orações estão com ele e com a sua  família, disse o príncipe, ao lado da mulher, Catherine. 

Segundo a AFP, esta será a primeira vez que um membro da família real  dá uma resposta não redigida a uma grande concentração de jornalistas. 

O Daily Expresso relata que os espetadores que assistiram à estreia  do filme saíram do cinema em silêncio e "em choque". 

O filme, que tem o ator Idris Elba como Mandela, estreia este mês em  Portugal. 

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente  da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente  negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. 

 

     

 

Lusa