Mundo

Enviados SIC

Adeus a Nelson Mandela

Uma chuva miudinha persiste em cair no estádio FNB no Soweto, enquanto grupos de sul-africanos em danças sincopadas avançam pelas bancadas. A pouco e pouco preenchem o estádio Soccer City, que foi palco da final do Mundial de Futebol de 2010 onde Nelson Mandela fez a sua última aparição pública. Texto de Cândida Pinto e fotos de Jorge Oliveira, os enviados da SIC à África do Sul.

(Jorge Oliveira/SIC)
(Jorge Oliveira/SIC)
SIC
(Jorge Oliveira/SIC)
SIC
(Jorge Oliveira/SIC)
SIC

Ao longo dos últimos dias foram lançados muitos avisos alertando para a dificuldade em chegar a este estádio devido as condições de segurança. E de facto, muitas das ruas que dão acesso a este local estão cortadas.

Cartazes improvisados, bandeiras da África do Sul, panos africanos com o rosto de Nelson Mandela são transportados pelos sul-africanos juntamente com o guarda-chuva.

Dois dos palcos onde se devem sentar mais de cem convidados estão ainda a ser ultimados. No terceiro palco ouvem-se as primeiras actuações de um coro todas centradas em Madiba o que faz o estádio responder em estridente refrão.

Em corridinhas de ritmo marcado, os sul-africanos avançam pelas bancadas do estádio Soccer City . Na periferia do relvado começam a instalar-se seguranças. Os ecrãs gigantes no estádio mostram o rosto de Nelson Mandela com a data de nascimento e de morte. E também os convidados especiais . Serão 171 delegações oficiais de chefes de Estado ou representantes internacionais.

Numa das bancadas agrupam-se os 1500 jornalistas que aqui estão a cobrir o funeral de estado de Nelson Mandela . Ao longo da cerimónia, a Eurovisao tem previsto a realização de 210 lives stand ups, ou seja, 210 ligações em direto para todo o mundo feitas por jornalistas que aqui estão. A cerimónia será também transmitida em direto pela televisão pública SABC.

"Aléôô !!!" ecoa pelas bancadas em imenso grito de onda que marca o ritmo dos cânticos espontâneos. Dir-se-ia tratar-se de um jogo de futebol, ou o aquecimento para um concerto. Mas não. É assim que se aguarda o início do funeral de Estado de Nelson Mandela.

As mulheres de Mandela

Das três mulheres com quem Mandela partilhou a vida (a primeira mulher Evelyn já faleceu), duas chegaram aqui ao Soccer City praticamente seguidas. Winnie Mandela, a sul-africana de quem Mandela se divorciou pouco depois de sair da prisão, foi aqui fortemente aplaudida mas também apupada. Os escândalos contaminaram a sua popularidade, sobretudo num dia de homenagem a Mandela.

Graça Machel, a moçambicana que ofereceu como prenda de aniversário a Mandela no dia em que ele fazio 80 anos, o casamento, foi aplaudida mas com menos vigor.

Estamos no Soweto.

Cândida Pinto

Jorge Oliveira

Enviados da SIC à África do Sul