Mundo

Governo português condena veementemente atentados na Rússia 

O Governo português condenou hoje veementemente  os atentados ocorridos na cidade de Volgogrado, no sudoeste da Rússia, e  repudiou "o recurso ao terrorismo", afirmando esperar que os responsáveis  sejam "rapidamente identificados e julgados". 

Em comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) condena  "veementemente os atentados ocorridos em Volgogrado" no domingo e hoje,  e apresenta "as mais sentidas condolências às autoridades da Federação Russa  e aos familiares das vítimas".  

"O Governo Português repudia firmemente, e em qualquer circunstância,  o recurso ao terrorismo, esperando que os responsáveis por esses atentados  venham a ser rapidamente identificados e julgados", acrescenta o ministério  de Rui Machete. 

Em menos de 24 horas, dois ataques bombistas mataram mais de 30 pessoas  e causaram várias dezenas de feridos em Volgogrado. 

Uma bombista suicida matou no domingo 16 pessoas ao acionar uma carga  de explosivos na principal estação de comboios. 

Hoje de madrugada, uma bomba explodiu num trólei, fazendo 14 mortos,  entre os quais um bebé de um ano.  

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às forças antiterroristas  que reforcem a segurança em todo o território russo, quando faltam pouco  mais de um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, a 7 de fevereiro. 

Lusa