Mundo

Barack Obama convida Angela Merkel a deslocar-se a Washington 

O Presidente dos Estados Unidos, Barack  Obama, convidou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, a deslocar-se a Washington  nos próximos meses, informou a Casa Branca.

Reuters/Arquivo)
© Grigory Dukor / Reuters

Obama telefonou a Merkel para lhe desejar um rápido restabelecimento,  após o acidente de esqui que a chanceler sofreu durante as férias e que  lhe provocou uma pequena fratura da bacia, e convidou-a a ir a Washington  "nos próximos meses, quando for conveniente para ambas as partes", indicou  a Casa Branca num comunicado.  

Segundo analistas, o convite pode ser visto como uma tentativa de apaziguar  a tensão entre os dois países após o escândalo em outubro, quando foram  reveladas escutas telefónicas da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana  ao telemóvel de Angela Merkel. 

A chanceler considerou na altura, numa conversa telefónica com Barack  Obama, que a atuação da NSA representava uma "quebra de confiança" entre  os dois países. 

As revelações sobre as escutas da NSA, através da divulgação de documentos  por parte do antigo consultor da agência Edward Snowden, prejudicaram as  relações entre os Estados Unidos e vários aliados. 

Washington nunca confirmou as informações divulgadas pelos meios de  comunicação social, mas reconheceu os factos implicitamente. 

Lusa