Mundo

Indonésia anuncia resgate de 8.000 tartarugas "focinho de porco"

As autoridades indonésias anunciaram hoje ter  resgatado mais de 8.000 tartarugas conhecidas como "focinho de porco" escondidas  em malas que seriam enviadas para a China e Singapura.

Tartarugas "focinho de porco" / Arquivo AP
Tatan Syuflana

Quase 3.000 tartarugas daquela espécie foram descobertas em quatro malas  no aeroporto de Jacarta depois de chegarem num voo de Papua, afirmou Zaenal  Abidi, funcionário da área de quarentena. 14 dos animais foram encontrados mortos. 

As autoridades do aeroporto de Jacarta estavam alerta desde quinta-feira  depois de 5.400 tartarugas "focinho de porco" terem sido descobertas em  sete malas na Papua. 

As tartarugas desta espécie habitualmente traficadas através de Jacarta  seguem para destinos como a China e Singapura. 

As tartarugas "focinho de porco" são apenas encontradas na Austrália  e Nova Guiné, uma ilha dividida pela Papua Nova Guiné e a Indonésia e estão  protegidas por lei de conservação da natureza. 

 

Lusa