Mundo

Afeganistão e Ucrânia lideram agenda da ministerial da NATO em Bruxelas

Os ministros da Defesa da NATO reúnem-se hoje e quinta-feira em Bruxelas e as discussões deverão ser dominadas pela reforma das capacidades militares, a missão no Afeganistão e os conflitos na Ucrânia.

Reuters
© Mohammad Ismail / Reuters

A primeira sessão de trabalho dos responsáveis pelas pastas da Defesa  dos 28 países da Aliança Atlântica, que começa às 13:00 (hora de Lisboa),  será dedicada às capacidades e em dar resposta às lacunas atualmente existentes  na organização. 

No segundo encontro, a meio da tarde, os ministros da Defesa discutirão  a ciberdefesa e a segurança marítima, estando prevista em seguida uma conferência  de imprensa pelo secretário-geral, Anders Fogh Rasmussen.  

À noite, terá lugar o tradicional jantar de trabalho, que tem como temas  em agenda a missão da NATO no Afeganistão, que concluirá o seu atual figurino  no fim deste ano e os recentes conflitos na Ucrânia. 

Na quinta-feira, os governantes concluem esta reunião ministerial com  um encontro com todos os parceiros internacionais que contribuem para a  missão no Afeganistão.