Mundo

Rússia e Alemanha satisfeitas com envio de missão da OSCE  à Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, manifestaram-se hoje satisfeitos com o acordo para o envio de uma missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa  (OSCE) à Ucrânia, durante uma conversa telefónica.  

(Reuters/Arquivo)
© Alexander Demianchuk / Reuter

Segundo um relato feito pelo Kremlin, os dois dirigentes discutiram  a situação da Ucrânia depois da anexação da Crimeia pela Rússia. 

"No que diz respeito à crise na Ucrânia, as duas partes exprimiram a  sua satisfação relativamente ao acordo para um mandato de uma missão de  observação da OSCE", de acordo com um comunicado da presidência russa. 

A Rússia já disse esperar que a missão daquela organização internacional  tenha sucesso, ao mesmo tempo que sublinhou que os observadores foram retirados  da Crimeia depois de Moscovo se ter apoderado desta região.  

Os 57 países membros da OSCE anunciaram na sexta-feira enviar uma missão  de observação à Ucrânia.  

A Rússia concordou em levantar as objeções após críticas à sua relutância  no envio da missão, solicitada pela Ucrânia e pelo ocidente. 

A equipa, composta por uma centena de observadores civis, deve deslocar-se  a todo o país, à exceção da Crimeia secessionista.  

A conversa telefónica entre Putin e Merkel decorreu antes do encontro  entre líderes do G7 (Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Japão, França,  Canadá e Itália) e a União Europeia, na segunda-feira, à margem da cimeira  sobre segurança nuclear, em Haia, para discutir a situação na ex-república  soviética. 

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, deverá voltar a encontrar-se  com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, à margem do encontro, que  se realiza até terça-feira.  

 

Lusa