Mundo

galeria de fotos

Primeiras imagens enviadas pelo satélite Sentinel-1A da ESA

O Sentinel-1A, o primeiro satélite do programa europeu de observação da Terra batizado Copernicus, enviou as primeiras imagens.

Bruxelas fotografada pelo Sentinel-1A / ESA
Cheias na Namíbia captadas pelo Sentinel-1A / ESA
Os glaciares Pine Island e Thwaites na Antártica / ESA
A península Ántártica fotografada pelo satélite Sentinel-1A / ESA

O Sentinel-1-A foi lançado a 3 de abril e captou a primeira imagem - da Bélgica - a 12 de abril, "apenas um dia depois de o satélite ter sido posto na sua atitude operacional", revela o site da ESA.

Dotado com um radar com tecnologia de ponta, o Sentinel-1A é capaz de observar a superfície da Terra tanto de dia como de noite e mesmo como tempo nublado.

O Sentinel-1A tem uma série de missões de observação da Terra: a vigilância da superfície dos mares, a observação dos gelos, das marés negras e dos deslizamentos de terras. Está desenvolvido para reagir rapidamente em caso de catástrofes naturais, como inundações ou sismos, fornecendo imediatamente dados aos centros de controlo em terra.

O Sentinel-1A faz parte da primeira de seis missões do programa Copernicus, a Sentinel-1. Esta missão é composta por "uma constelação de dois satélites em órbita polar", o Sentinel-1A e o Sentinel-1B, este último a ser lançado no próximo ano.

O programa Copernicus tem um financiamento previsto de cerca de 4,3  mil milhões de euros, para o período 2014-2020.