"Mais de 50% já votaram (na região de Donetsk). Recebemos os dados do distrito Krasnolimanski: ali (a participação) superou os 70%", disse aos jornalistas Román Liaguin, chefe da comissão eleitoral da autoproclamada República Popular de Donetsk.
Liaguin disse ainda que os resultados do plebiscito, considerado ilegítimo pelas autoridades de Kiev e pela maioria da comunidade internacional, não serão anunciados hoje.
As primeiras horas de votação do referendo separatista decorreram com tranquilidade e com elevada participação na cidade de Donetsk.
Na região vizinha de Lugansk a participação na consulta dos pró-russos ultrapassou os 80%, segundo informou o presidente do comité eleitoral regional, Alexandr Malijin.
"A participação é muito alta. Nalguns distritos, como o de Popasnianski chega aos 90%. A participação média na região superou os 80%", disse.
Poucas horas antes Malijin tinha anunciado que 80% das assembleias de voto abriram, o que não aconteceu no norte da região.
Ali, a Guarda Nacional ucraniana bloqueou os veículos que transportavam os boletins de voto, disse a mesma fonte em conferência de imprensa.
Nos boletins de voto do referendo, impressos em russo e em ucraniano, é perguntado se os cidadãos apoiam a proclamação da autonomia estatal da República Popular de Donetsk.
A votação começou às 08h00 locais (05h00 TMG) e termina às 22h00 horas (19h00 TMG) na maioria das cidades da região.
Lusa