A petição com mais assinaturas, cerca de 90 mil às 20h00 locais (19h00 em Lisboa) é na plataforma avaaz.org, e tornou-se num dos 'links' mais partilhados nas redes sociais, especialmente o twitter, onde a defesa de um referendo tem sido um dos 'tags' mais debatidos.
"Como cidadãos preocupados com a atual crise institucional na Espanha, pedimos-lhe para abrir um processo de revisão crítica e construtiva para o nosso modelo de estado que culmine com um referendo sobre o futuro da monarquia no nosso país. É hora de dar voz aos cidadãos", refere o texto da petição, endereçada aos partidos políticos espanhóis.
Quase 28 mil que assinaram uma outra petição idêntica, na plataforma change.org e que também reivindica um debate parlamentar e um referendo.
"Apelamos a que abram um debate parlamentar sobre o modelo de Estado que é mais conveniente para Espanha, que levaria a uma votação do referendo sobre o artigo um da Constituição", refere esta segunda petição.
O rei de Espanha, Juan Carlos de Borbón y Borbón, 76 anos, anunciou hoje a sua vontade de entregar a coroa ao filho, Felipe, depois de um reinado de 39 anos, um dos mais longos da história, para dar a vez a uma nova geração "que reclama um papel de protagonismo".
"Para os efeitos constitucionais procedentes, adjunto o escrito que li e entrego ao senhor presidente do Governo neste ato, mediante o qual lhe comunico a minha decisão de abdicar da Coroa de Espanha", lê-se no documento, assinado por Juan Carlos e hoje entregue ao primeiro-ministro, Mariano Rajoy.
Lusa