Mundo

Três detidos por resistência e desobediência no centro de Madrid, em Espanha

Três pessoas foram hoje detidas pela polícia espanhola em ruas próximas da Puerta del Sol, em Madrid, por delitos de desobediência  e resistência à autoridade relacionados com ações contra a proclamação de Felipe VI como rei de Espanha. 

(Reuters)
© Gonzalo Fuentes / Reuters

Fontes policiais confirmaram que as detenções ocorreram entre um pequeno  grupo que se concentrou, apesar do protesto estar proibido, para uma manifestação  a favor da república. 

A polícia identificou ainda várias pessoas que estavam em ruas do centro  com bandeiras republicanas e camisolas com a frase "viva a República". 

A Porta do Sol, para onde o protesto tinha sido convocado, está praticamente  vedada aos cidadãos e ocupada por um dispositivo médico e de segurança,  instalado para apoiar os cidadãos durante a proclamação. 

Sob o olhar do próprio rei, Felipe VI, retratado num cartaz gigante  colocado no edifício sede do Governo regional, virado para a praça, estão  dezenas de veículos policiais e de emergência, incluindo ambulâncias e carros  dos bombeiros. 

O Tribunal Superior de Justiça de Madrid (TSJM) confirmou na quarta-feira  a proibição da realização hoje de várias manifestações a favor de um referendo  sobre o modelo de Estado em Espanha e contra a monarquia.  

A decisão confirmou a deliberação da Delegação do Governo em Madrid  que proibiu quatro manifestações e concentrações considerando que são incompatíveis  com o dispositivo de segurança mobilizado para a proclamação de Felipe VI  como rei.  

A Polícia espanhola recebeu instruções para confiscar bandeiras ou outros  símbolos republicanos que possam ser exibidos no percurso que Felipe VI  e Letizia percorrerão pelo centro da capital, por considerar que isso poder  ser visto como uma provocação a quem esteja a assistir ao desfile. 

Lusa