Mundo

Ataque atribuído ao Boko Haram faz mais de 50 mortos no nordeste da Nigéria

O último ataque atribuído aos radicais  islâmicos do Boko Haram, de várias igrejas no nordeste da Nigéria, causou  mais de 50 mortos, disse hoje um responsável local à agência France Presse.

O grupo fundamentalista, que pretende criar um estado islâmico no norte  da Nigéria, está ativo no país desde 2009 e é considerado responsável pela  morte de mais de 3.000 pessoas (Arquivo Reuters)
© Tim Cocks / Reuters

"Até ao momento contámos 54 mortos", declarou um responsável do estado  de Borno, onde ocorreram os ataques no domingo, que não quis ser identificado.

As quatro localidades envolvidas situam-se num raio de 10 quilómetros  à volta de Chibok, de onde em meados de abril foram raptadas mais de 200  raparigas. 

Os atacantes, que circulavam de motorizada, lançaram bombas nas igrejas  de Kwada, Ngurojina, Karagau e Kautikari durante a missa de domingo, segundo  testemunhas. 

O Estado de Borno está na origem da insurreição islamita na Nigéria  há cinco anos, que já causou vários milhares de mortos, 2.500 dos quais  desde o início deste ano. 

Lusa