Mundo

Japão dá luz verde à primeira central nuclear considerada segura após Fukushima

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão publicou hoje um relatório preliminar que indica que a central atómica de Sendai, no sudoeste do país, é a primeira que cumpre os requisitos de segurança estabelecidos depois do acidente de Fukushima.

© Reuters Staff / Reuters

O relatório é considerado com um instrumento importante para a reativação  da central -- que seria a primeira a operar comercialmente sob a nova normativa  -- num momento em que os 48 reatores do Japão permanecem desativados perante  a crescente preocupação com a segurança das centrais do país após a catástrofe  de 2011.  

Para voltarem a gerar eletricidade, todas as instalações nucleares devem  cumprir as novas normas de segurança para fazer face a terramotos e tsunamis,  introduzidas pela Autoridade de Regulação Nuclear do Japão em julho de 2013.

Apesar de o relatório dar luz verde à reativação dos dois reatores(Sendai  1 e 2), situada em Kagoshima, a central não deverá entrar em funcionamento  antes do outono, já que o operador, a Kyushu Electric Power, terá de aguardar  a aprovação definitiva, após uma consulta pública a decorrer durante 30  dias.  

O acidente da central nuclear de Fukushima Daiichi, provocado pelo terramoto  e tsunami de 11 de março de 2011 foi o pior desde Chernobil, na Ucrânia,  em 1986, e levou muitos japoneses a manifestarem-se contra o uso da energia  nuclear.