Mundo

Austrália investiga homem que deixou criança com síndrome de Down na Tailândia

As autoridades australianas abriram  uma investigação ao homem que, alegadamente, abandonou um bebé com síndrome  de Down na Tailândia e condenado há anos por abuso de menores, revelou a  imprensa local. 

Gammy nasceu com síndrome de Down
© Damir Sagolj / Reuters

Funcionários dos serviços sociais australianos visitaram a casa do casal  para certificarem-se dos cuidados que recebe a criança recém-nascida que  foi adotada, irmã do rapaz abandona na Tailândia, refere uma reportagem  do canal ABC. 

De acordo com a imprensa australiana o homem tem 56 anos e foi condenado  em várias ocasiões por acossar sexualmente menores de idade, entre as penas  uma de prisão de três anos quando tinha cerca de 20 anos e outra de 18 meses  em 1997 por molestar seis raparigas menores, todos casos conhecidos da atual  mulher. 

O caso ficou conhecido quando uma cidadã tailandesa, identificada como  Pattaramon Chanbua e que terá sido "barriga de aluguer" acusou o casal de  terem levado a criança saudável e abandonado o irmão gémeo com síndrome  de Down e problemas cardíacos. 

Ambos os elementos do casal garantiram desconhecer a existência de uma  segunda criança. 

O casal vive na localidade de Bunbury, na zona sul de Perth, e foi identificado  por um amigo da família que pretendia defender os amigos e acusou a mãe  tailandesa de "mentir ao mundo". 

Pattaramon Chanbua disse também que o casal pagou 16.000 dólares australianos  (11.094 euros) por ter gerado o filho de ambos. 

Lusa