Mundo

Palestinianos e israelitas vão retomar as negociações

Uma nova ronda de conversações indiretas entre  israelitas e palestinianos, com mediação egípcia, terá lugar domingo e segunda-feira  no Cairo, disse o chefe da delegação das fações palestinianas, Azam al Ahmed.

Em declarações aos jornalistas, Azam al-Ahmed assegurou na sexta-feira  à noite que nas reuniões anteriores "se chegou a um acordo sobre o desbloqueio  da faixa (de Gaza) e a abertura das passagens fronteiriças, e agora é preciso  negociar a aplicação" dessas medidas. 

Além disso, anunciou que será convocada para setembro uma conferência  internacional no Egipto, para a reconstrução da Faixa de Gaza, resultado  da "agressão e ocupação" israelita, e na qual participarão todos os atores  e doadores internacionais. 

No entanto, Azam al-Ahmed insistiu que a delegação ainda "tem uma longa  batalha a travar para alcançar os diretos dos palestinianos e o fim da ocupação".

O responsável explicou que a prioridade, depois de um cessar-fogo definitivo,  é ajudar os deslocados, curar as suas feridas, começar a reconstrução de  Gaza e pôr fim ao bloqueio para passar imediatamente à consolidação da unidade  política. 

Desde que no passado dia 8 de julho começaram as hostilidades, o Governo  israelita assegura que o objetivo do seu exército é destruir as plataformas  de lançamento de 'rockets' e os túneis escavados pelas milícias palestinianas  entre Gaza e o território de Israel.  

Nas últimas semanas, ambas as partes acordaram duas tréguas humanitárias  de 72 horas, renovadas na passada quinta-feira por mais cinco dias, para  continuarem as negociações sobre os termos de um acordo que ponha fim à  ofensiva militar. 

Lusa