Mundo

Barack Obama aterrou na Estónia na véspera da cimeira da NATO

O Presidente norte-americano, Barack Obama, chegou hoje a Tallinn a bordo do Air Force One para reunir com líderes dos países bálticos e reafirmar o compromisso de Washington para com a segurança das antigas Repúblicas da ex-União Soviética membros da NATO.

© Larry Downing / Reuters

As conversações na capital da Estónia realizam-se antes da cimeira da  NATO, no País de Gales, que terá como principal tema a crise na Ucrânia.

O avião de Obama aterrou às 06:30 (04:30 em Lisboa) na capital da pequena  nação do Báltico que aderiu à NATO em 2004.  

A agenda do chefe de Estado norte-americano começa hoje com reuniões  com diplomatas da embaixada dos Estados Unidos, antes do encontro marcado  com o Presidente estónio, Toomas Henrick Ilves. 

Além da reunião no palácio presidencial, Obama vai reunir-se com o chefe  de governo da Estónia, Taavi Roivas, com quem vai abordar também questões  bilaterais, além dos assuntos sobre cooperação estratégica e regional e  a relação transatlântica. 

Durante o dia de hoje, o Presidente dos Estados Unidos vai também reunir-se  com a chefe de Estado da Lituânia, Dalia Grybauskaite e com Andris Berzins,  Presidente da Letónia, que vão deslocar-se à capital da Estónia para o efeito.

Os três países bálticos, assim como a Polónia, pediram um aumento da  presença militar da Aliança Atlântica nos respetivos territórios por causa  do conflito ucraniano, acusando a Rússia de estar a fornecer armamento e  de apoiar os separatistas do leste do país.