O alerta surge no mesmo dia da divulgação de um relatório do PAM e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que estima em 6,3 milhões o número de pessoas a precisar de ajuda alimentar urgente na Síria.
"Sem fundos adicionais, o PAM vai ter de pôr termo a todas as suas operações daqui a dois meses", disse Amos, ao descrever a situação humanitária na Síria perante o Conselho de Segurança da ONU.
Segundo a responsável, o PAM já teve de reduzir as rações distribuídas "a fim de continuar a socorrer o máximo de pessoas possível".
"O inverno aproxima-se e abastecimentos importantes têm ser encaminhados para proteger a população do frio. (...) Os países vizinhos também precisam de apoio urgente para continuar a acolher milhões de refugiados".
O PAM anunciou em meados de setembro que tinha de reduzir a ração alimentar dada a cada sírio e o número de refugiados sírios nos países vizinhos a receber ajuda por falta de fundos, afirmando necessitar de 352 milhões de dólares (278,8 milhões de euros) até ao final do ano.
Mais de seis milhões de pessoas precisam de ajuda alimentar urgente na Síria, um aumento de 50% em relação a 2013.
"A FAO e o PAM estimam em 6,3 milhões o número de pessoas que precisam de uma ajuda alimentar e agrícola urgente na Síria, o que corresponde a mais 50% que em junho de 2013", lê-se num relatório da organização.
Segundo o documento, 60% dos cerca de 23 milhões de sírios estão numa situação de pobreza, o dobro do registado em 2010, e 30% deles em situação de pobreza extrema.
Nas regiões controladas pelos 'jihadistas' da organização extremista Estado Islâmico -- Raqa (norte) e Deir Ezzor (leste) -, 600.000 pessoas estão há três meses sem receber ajuda alimentar "dada a violência e a presença de grupos armados", sublinhou Amos.
"É possível que mais dezenas de milhares de pessoas sejam forçadas a fugir da Síria se o Estado Islâmico continuar a ganhar terreno" no norte da província de Alepo (norte). Mais de 160.000 pessoas fugiram dessa região em poucos dias para a Turquia.
LUSA