Mundo

Com Fotos

Google Street View já mostra as ruas de Israel 

A Google lançou hoje o popular serviço Street View nas três maiores cidades de Israel, após meses de negociações com os  responsáveis da segurança do Governo, que tinham reservas sobre a divulgação  de imagens das suas ruas. 

EPA
JIM HOLLANDER
EPA
JIM HOLLANDER
EPA
JIM HOLLANDER

Em agosto, depois de seis meses de negociações para definir medidas  de segurança, Israel anunciou que tinha chegado a acordo com a Google para  a divulgação de imagens das cidades de Jerusalém, Telavive e Haifa, sendo  o primeiro país do Médio oriente a aderir a este serviço.  

O Google Street View fornece imagens com pormenor da vida quotidiana,  mas, por questões de segurança, alguns locais de Israel, considerados sensíveis,  como quartéis militares em Telavive e a residência do primeiro-ministro  em Jerusalém, têm menor definição.  

As imagens são recolhidas por câmaras especializadas instaladas em veículos.

De acordo com a Associated Press, o Google Street View está disponível  em mais de 30 países e demorou a chegar a Israel devido ao receios que as  imagens pudessem ser utilizadas por terroristas.  

O presidente de Telavive, Ron Huldai, desvalorizou as preocupações com  a segurança com a cidade, considerando que "os militares conhecem bastante  bem a cidade sem o Google".  

Mas nem todos os israelitas estão satisfeitos com o novo serviço: o  ex-tenente coronel Mordechai Kedar disse que o serviço será uma bênção para  militares que pretendem atacar Israel. 

"Vão usá-lo todos os dias. Por cada diz que o Street View estiver online.  Vai causar danos", defendeu. 

Lusa