Mundo

Turquia autoriza EUA a usar bases na campanha contra Estado Islâmico

Turquia aceitou dar acesso aos Estados Unidos às suas bases aéreas, em particular à de Incirlik, no âmbito da campanha internacional contra os extremistas do Estado Islâmico (EI), disse hoje fonte da Defesa norte-americana.

© Umit Bektas / Reuters

"Os detalhes da utilização [das bases turcas] estão ainda a ser acertados", afirmou o mesmo responsável em declarações à AFP sob a condição de não ser identificado.

A Força Aérea dos Estados Unidos utiliza há muito tempo a base de Incirlik, situada no sul da Turquia, onde tem cerca de 1.500 soldados.

Contudo, até ao momento, os aviões norte-americanos destacados para os bombardeamentos contra o EI descolavam de bases aéreas de Al-Dhafra (Emirados Árabes Unidos), Ali al-Salem (Koweit) e Al-Udeid (Qatar), onde se encontra também o centro operacional aéreo dos Estados Unidos que cobre 20 países da região.

Esta última base está dotada de uma pista de aterragem de 4,5 quilómetros e constitui um importante centro logístico, albergando um vasto depósito de munições.

Aviões norte-americanos F-16 também se encontram estacionados, desde o ano passado, na Jordânia, sendo que o Pentágono tem acordos com Omã para a utilização das bases militares.

Os Estados Unidos também podem utilizar a base de Diego Garcia, um território britânico no Oceano Índico, para os seus bombardeiros B-52, B-1 e B-2.