O desenho na parede, que foi descoberto no fim de semana, apresenta três homens com óculos de sol e instrumentos de escuta telefónica, à volta de uma cabine. O graffiti não foi confirmado por Banksy, que é conhecido por obras com um forte cariz político, mas o estilo artístico é semelhante ao seu.
A inspiração do graffiti virá do facto de exisitr em Cheltenham, cidade onde o graffiti foi encontrado, uma sede de investigação acusada de recolha e partilha de dados privados com agências de investigação dos Estados Unidos.
Karen Smith, moradora de uma casa próxima do novo graffiti, afirmou ao The Gloucester que acordou por volta das 7h30 e encontrou uma carrinha estacionada ao lado de sua casa e vários homens perto do graffiti.
"Eu pensei que poderia ser algo a ver com a polícia, como quando um crime acontece", acrescentou.
Smith afirmou ter ouvido barulhos durante a noite, mas nada de alarmante, pois já está habituada ao constante barulho noturno da sua zona. "Eu ouvi pessoas a falar toda a noite e não conseguia dormir, mas não fui lá fora, já estou habituada ao movimento da rua", disse ela.
A arte do graffiti de Banksy é uma das mais reconhecidas no mundo. Uma das obras mais famosas do artista, "Polícias a beijar", arrecadou 575 mil dólares num leilão em Miami, em fevereiro.
"Embora ainda não confirmada oficialmente no site de Banksy, a peça tem todas as características de Banksy na narrativa, estilo e execução,", escreveu o site Street Art News, sobre a parede de Cheltenham.
Nova obra de Banksy descoberta hoje ainda sem ser localizada
Banksy publicou um novo graffiti no seu site que está a ser chamado de "Lovers mobile" (Amantes de telemóveis), mas a sua localização, pelo menos para as próximas horas, permanece um mistério.
No graffiti vê-se um casal de namorados, abraçando-se e distraídos com seus smarthphones.
Possivelmente é uma crítica à nova moda dos smarthphones, em cada vez mais o telefone é parte ativa da vida de cada um, seja em que momento for, neste caso, no amor. É também uma reflexão sobre a dependência da tecnologia em público, o que propõe que as pessoas ponham de parte os seus telefones a fim de perceberem o mundo que os rodeia.
A coincidência, é que no mesmo dia foi descoberto a pintura da cabine telefónica na parede em Cheltenham, o que levanta suspeitas se as duas obras são, ou não, de Banksy.