Mundo

Um piloto morto e outro ferido na queda de nave espacial da Virgin Galactic

Um piloto morreu e o outro ficou gravemente ferido quando a nave espacial SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic, caiu hoje no deserto da Califórnia, declarou a polícia à agência France Presse.

MARK GREENBERG/VIRGIN GALACTIC / HANDOUT
O piloto ferido foi transportado para o hospital, disse o porta-voz da polícia de trânsito da Califórnia, California Highway Patrol.

A queda da nave durante o voo de teste foi anunciada pela Virgin Galactic, a empresa do milionário britânico Richard Branson, na rede social de mensagens curtas Twitter.

Na altura, a Virgin Galactic dizia desconhecer o destino dos dois pilotos, adiantando que o avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, "aterrou em segurança".

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17:30 TMG.

Mais de 500 pessoas já reservaram lugar e pagaram um depósito sobre o preço do bilhete, no valor de 200.000 dólares (159.000 euros), para um voo suborbital de alguns minutos no SpaceShipTwo, que pode transportar seis passageiros.

Lusa