Mundo

"Eu acompanho-te" revela onda de solidariedade com muçulmanos de Sydney

O receio de que os muçulmanos possam ser vítimas de discriminação devido ao sequestro de Sydney produziu uma onda de solidariedade nas redes sociais. Utilizadores do Twitter estão a oferecer "boleias" a quem se sinta de algum modo ameaçado e necessite de companhia apenas para andar nas ruas.

O hashtah illridewithyou registado nas redes sociais pelo mundo.
Utilizando o hashtag #illridewithyou [eu acompanho-te], os australianos querem demonstrar que estão contra qualquer tipo de extremismo e de injustiça. 

A ideia terá partido de Tessa Kum, que no Twitter tem o nome de  Sir Tessa, depois de ler uma história que se passou num transporte público de Sydney com outra utilizadora. Rachael Jacobs  relatou o seu encontrou com uma mulher muçulmana: "a (presumível) muçulmana sentada ao meu lado no comboio removeu silenciosamente o hijab". "Fui atrás dela pela estação. Disse-lhe: 'volta a colocá-lo. Eu acompanho-te'. Ela começou a chorar e abraçou-me durante um minuto - e depois foi embora sozinha". 

Depois de ler esta história, Tessa Kum escreveu: "Se costumas viajar no autocarro 373 Coogee/MartinPl, usas roupa religiosa e não te sentes seguro sozinha, eu acompanho-te"[I'll ride with you].