ONG diz que polícia prendeu 132 apoiantes do opositor russo Navalny
Mais de 130 pessoas foram detidas hoje pela polícia de Moscovo durante a manifestação organizada por apoiantes de Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin e condenado hoje por fraude.
© Tatyana Makeyeva / Reuters
"Pelo menos 132 pessoas fazem parte da lista de pessoas que foram detidas pela polícia na praça Manege", perto do Kremlin, onde decorre a manifestação de apoio a Navalny, indica em comunicado a organização não-governamental OVD-Info, que monitoriza as detenções efetuadas pelas autoridades na Rússia.
O número foi publicado na página da organização na Internet, mas não foi confirmado pela polícia.
Pelos menos uma centena de polícias e algumas dezenas de elementos das forças especiais concentraram-se junto da praça Manege desde as 17:00 e, segundo a agência France Press, preparam-se para dispersar os manifestantes que se mantêm no local apesar do frio que se faz sentir na capital da Rússia.
De acordo com a AFP registam-se nesta altura 15 graus negativos em Moscovo.
Apesar de condenado hoje a prisão domiciliária, Navaly violou a ordem do tribunal e juntou-se à manifestação onde foi detido pelas autoridades.
As primeiras imagens da detenção, captadas pela estação de televisão Dozhd, mostram o momento em que agentes da polícia cercam Navalny que, de imediato, foi levado para o interior de um autocarro das forças de segurança na Praça Manezhnaya.
Lusa