Pelo menos 27 mortos por intoxicação de bebida alcoólica na Índia
Pelo menos 27 pessoas morreram e cerca de uma centena encontra-se hospitalizada, entre as quais dez em estado grave, após ingestão de um licor adulterado no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, indicou uma fonte oficial.
Familiares choram as vítimas mortais do licor adulterado.
© Pawan Kumar / Reuters
As primeiras mortes foram registadas na segunda-feira nos distritos de Lucknow (capital do Estado) e Unnao, onde 13 pessoas morreram hoje vítimas da ingestão bebida, disse o diretor do departamento de saúde de Lucknow, SNS Yadav, à agência de notícias indiana PTI.
Entretanto, a polícia deteve um homem que se encontrava na posse de várias caixas que continham garrafas com o mesmo licor que provocou os envenenamentos e que foram apreendidas.
O governo de Uttar Pradesh ordenou a suspensão de funções a 16 pessoas, entre as quais agentes da polícia, funcionários do departamento de coleta de impostos, além de um magistrado, alegadamente relacionados com o caso.
O fabrico ilegal de licores causa periodicamente intoxicações na Índia, principalmente nos meios rurais e zonas suburbanas onde a população consume este tipo de bebidas mais baratas do que os produtos legais.
O caso mais grave de envenenamento dos últimos anos na Índia registou-se em dezembro de 2011 no Estado de Bengala, onde mais de 130 pessoas morreram devido à ingestão de uma bebida alcoólica adquirida junto a uma estação de caminho-de-ferro.
Lusa