Mundo

Curdos controlam meia centena de aldeias em volta de Kobani

As forças curdas, que no final de janeiro expulsaram os 'jihadistas' de Kobani, recuperaram nos últimos dias o controlo de meia centena de aldeias em volta daquela cidade, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. 

© Osman Orsal / Reuters
Segundo a organização não-governamental, as 'unidades de proteção do povo curdo' (milícias curdas sírias) prosseguem o seu avanço contra os extremistas do grupo Estado Islâmico sem encontrar resistência.  


A 26 de janeiro, depois de quatro mel ses de combates, as forças curdas recuperaram a cidade, próxima da fronteira com a Turquia, mas os 'jihadistas' controlavam ainda cerca de 350 localidades nos arredores de Kobani.


Num comunicado divulgado na internet, a milícia curda anunciou ter lançado na terça-feira várias operações a sul e a leste da cidade, tendo recuperado o controlo de dezenas de aldeias e apreendido armamento aos 'jihadistas'. 


A perda de Kobane foi a maior derrota do Estado Islâmico na Síria desde que entrou no conflito em 2013. Entre 16 de setembro, data do início da ofensiva contra Kobani, e 29 de janeiro, quando os curdos recuperaram o controlo da cidade, o grupo extremista perdeu mais de 1.000 'jihadistas' nos combates.


As forças curdas, inicialmente mal equipadas, beneficiaram do apoio decisivo dos bombardeamentos aéreos da coligação internacional que combate o grupo radical desde 23 de setembro.

Lusa