Funeral de opositor russo Boris Nemtsov reúne centenas de pessoas
Várias centenas de pessoas juntaram-se hoje em Moscovo, junto ao Centro Sakharov, onde deu início o funeral do opositor russo Boris Nemtsov, assassinado na passada sexta-feira junto ao Kremlin.
© Maxim Shemetov / Reuters
Os restos mortais de Boris Nemtsov vão estar hoje no Centro Sakharov, um museu dedicado aos Direitos Humanos e ao académico dissidente soviético Andreï Sakharov, antes do enterro no cemitério de Troïekourovskoïe.
"É alguém de quem me sentia próximo. Queria dizer-lhe adeus. Era um homem de princípios, um homem carismático. Pouco me importa quem o matou, é uma perda irreparável", disse Maria Koniakova, psicóloga.
A mãe de Boris Nemtsov sentou-se junto ao caixão aberto, como manda a tradição ortodoxa. Anónimos e figuras públicas, como o antigo primeiro-ministro Mikhaïl Kassianov e o embaixador dos Estados Unidos John Tefft, aproximaram-se do corpo para deixar flores.
O funeral do opositor de Vladimir Putin decorre na presença de vários embaixadores de países europeus e outros responsáveis estrangeiros, entre os quais o chefe da diplomacia lituano, Linas Linkevicius, o presidente da câmara de Riga, capital da Letónia, Nils Usakovs, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Konrad Pawlik.
Lusa