Levantado alerta de tsunami no Japão emitido após forte sismo
As autoridades do Japão levantaram o alerta de tsunami emitido hoje após a ocorrência de um forte sismo no extremo sul do país.
© Issei Kato / Reuters
Não foi registado qualquer tsunami na sequência do terramoto registado perto de Yonaguni, ilhote remoto que faz parte do arquipélago de Okinawa, localizado perto de Taiwan, informou a Agência Meteorológica do Japão, levantando o alerta aproximadamente uma hora depois de o ter emitido.
O alerta de tsunami foi lançado perante o risco de ocorrência de ondas de até um metro de altura, devido ao abalo, registado às 10:43 locais (01:43 em Lisboa), com uma magnitude de 6,6 na escala de Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico já tinha informado em comunicado que, com base nos dados disponíveis, o sismo em causa não representava uma ameaça.
O Japão situa-se no chamado "Anel de Fogo", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, pelo que é palco de terramotos com relativa frequência.
Anualmente, por se encontrar na junção de quatro placas tectónicas, é atingindo por um quinto dos sismos mais violentos registados no planeta.
Lusa