Senado dos EUA aprova lei que obriga Obama a submeter acordo com o Irão ao Congresso
O Senado norte-americano, de maioria republicana, aprovou hoje uma lei que obriga o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a submeter qualquer acordo nuclear com o Irão ao Congresso até ao verão.
© Joshua Roberts / Reuters
Com a aprovação, quase por unanimidade, o Senado reafirma o papel de supervisão dos congressistas, apesar da relutância do executivo.
"Os norte-americanos querem que o Senado e a Câmara dos Deputados, em seu nome, se certifiquem que o Irão se responsabiliza e que o processo é transparente", disse Bob Corker, presidente do comité do Senado para as Relações Externas.
A votação final mostra um consenso extraordinário em relação à lei conhecida como Menendez-Corker, após uma maratona política de vários meses.
A Câmara dos Representantes vai examinar o texto na próxima semana.
"O nosso objetivo é parar um mau acordo que vai permitir ao Irão adquirir armas nucleares", disse o presidente republicano da Câmara, John Boehner.
Barack Obama opôs-se inicialmente a que o Congresso tivesse uma palavra dizer sobre o acordo final a ser assinado até 30 de junho entre o Irão e o Grupo 5+1 (China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).
Lusa
