Mundo

Obama inquieto com intensificação da violência entre palestinianos e israelitas

O Presidente norte-americano, Barack Obama, exprimiu hoje a sua inquietação com a intensificação da violência entre israelitas e palestinianos, apelando a uma redução da tensão que faz pairar o espetro de uma terceira intifada.

Pablo Martinez Monsivais

"Estamos muito inquietos com esta explosão de violência", declarou Obama, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo sul-coreano, Park Geun-Hye, na Casa Branca.

Obama condenou, "nos termos mais firmes, todas as violências contra inocentes" e a reafirmou a sua "convicção de que Israel tem o direito de manter a ordem e a lei e proteger os seus cidadãos dos ataques à faca e das violências de rua".

Uma juventude escapando aparentemente a qualquer controlo político tem exprimido a sua cólera contra a ocupação e a colonização israelita.

As agressões mútuas entre palestinianos e colonos são constantes, assim como os confrontos diários entre lançadores de pedras e as forças israelitas e os ataques com utilização de arma branca.

Desde 1 de outubro que a violência já causou 37 mortos, entre os quais vários atacantes, e centenas de feridos do lado palestiniano e sete mortos e dezenas de feridos do lado israelita.

Lusa