A chamada Brigada KN-08 está subordinada ao departamento das Forças Estratégicas, que supervisiona todas as unidades responsáveis pelo arsenal de mísseis norte-coreano.
As fontes de Seul, citadas hoje pela agência Yonhap, asseguram que a decisão indica que o regime de Pyongyang está registar progressos significativos no desenvolvimento do novo míssil.
Na semana passada, o diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, assegurou que a Coreia do Norte "já deu os primeiros passos para o lançamento do sistema [KN-08], apesar de não ter ainda realizado lançamentos de teste".
O KN-08 foi divulgado publicamente pela primeira vez 2012, durante as celebrações do centenário do nascimento do fundador do regime norte-coreano, Kim Il-sung.
Apesar de nunca ter sido testado, acredita-se que o KN-08 poderá ter uma autonomia de voo até 10 mil quilómetros (suficiente para alcançar o território norte-americano), uma vez lançado.
Há uma semana, a Coreia do Norte colocou em órbita um satélite a bordo de um míssil, algo que a comunidade internacional considerou um teste de mísseis balísticos encoberto.
Este lançamento aconteceu um mês depois de Pyongyang realizar o seu quarto teste nuclear.
Lusa