Depois de ter visitado a fábrica do produtor de armas FN Manufacturing em Columbia, no Estado da Carolina do Sul, Jeb Bush, ex-governador do Estado da Florida, publicou a foto da pistola, identificada como um modelo FNX 45 na rede social Twitter por Scott Farmer, um conselheiro do senador republicano Lindsey Graham, que entretanto passou a apoiar Jeb Bush na corrida presidencial.
Resumir os EUA a uma pistola suscitou, como previsto, muitas reações. O número de pessoas que disseram "gosto" da mensagem excedeu os 18 mil, tal como o número de vezes em que foi reencaminhada, um recorde de uma conta onde os reencaminhamentos das mensagens publicadas raramente ultrapassam a centena.
Mas os internautas alteraram o sentido da mensagem, modificando a inscrição ou publicando só o título "América" acompanhado de uma foto alegadamente representativa de tendências ou excessos dos EUA, como o lutador Hulk Hogan em fato de luta livre, um jogador de uma equipa de futebol norte-americano prestes a fumar um cigarro de marijuana, homens obesos, ou ainda uma montagem fantástica de Ronald Reagan, cavalgando um velociraptor, com um lança-foguetes a tiracolo e uma bandeira nas presas do dinossauro que urra no meio de uma batalha apocalíptica.
O tema das armas também fez reagir os partidários de um reforço das leis sobre as vendas das armas de fogo. Vários publicaram a mensagem "América" com a foto das 26 vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook em 2012.
Veja aqui alguns dos tweets:
America. pic.twitter.com/7siI6rdYG9
— Steve Kornacki (@SteveKornacki) February 16, 2016
America. pic.twitter.com/1DzwBiBKKK
— ErikDavis (@ErikDavis) February 16, 2016
America. pic.twitter.com/HSZdpf9ka9
— The Democrat Machine (@DemocratMachine) February 16, 2016
Australia. pic.twitter.com/vrki9lfnAR
— Mark Pesce (@mpesce) February 16, 2016
Com Lusa