"Creio que corre bem e espero que amanhã [sexta-feira] se chegue já a um acordo", comentou Mariano Rajoy, em declarações aos jornalistas.
O Conselho Europeu, iniciado na quinta-feira à tarde e consagrado à crise de refugiados e ao "Brexit", prossegue hoje de manhã, estando Portugal representado pelo primeiro-ministro, António Costa, nas negociações dos chefes de Estado e de Governo da UE.
"A minha posição tem sido sempre a mesma: apoiar Cameron para que esse referendo que pretende fazer resulte num triunfo do sim e que o Reino Unido permaneça na União", disse Rajoy.
No final do primeiro dia de cimeira europeia, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou terem sido "feitos alguns progressos" na questão do referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE, mas que ainda é necessário "fazer muito".
Na rede social Twitter, Tusk anunciou a realização de várias reuniões bilaterais hoje sobre o "Brexit", que se iniciam com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, seguindo-se o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro checo, Bohuslav Sobotka, e o primeiro-ministro belga, Charles Michel.
Nas mesmas declarações aos jornalistas, sobre os refugiados, Mariano Rajoy insistiu que continua a defender que os problemas da migração se devem resolver na origem e não quando já são muito mais complicados de abordar.
"Neste momento, resolver a situação na Síria é fundamental", frisou o presidente do Governo espanhol.
Donald Tusk anunciou hoje em Bruxelas que União Europeia e Turquia vão celebrar uma nova reunião no início de março para discutir o plano de ação conjunto para fazer face à crise de refugiados.
Após quase dez horas de discussões, os chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos em Bruxelas, foram unânimes em considerar que "o plano de ação com a Turquia continua a ser uma prioridade" no quadro da resposta europeia à crise de refugiados, e deve ser "feito tudo" para que o mesmo funcione, pelo que foi decidida a realização de uma nova cimeira conjunta no início de março, indicou Donald Tusk.
Lusa