Numa mensagem na rede social Twitter, o gabinete de coordenação dos assuntos humanitários da ONU (OCHA) na Síria informou que a coluna transportou alimentos e medicamentos para cerca de 10 mil pessoas em Kafr Batna.
A organização Crescente Vermelho Árabe Sírio confirmou, também através do Twitter, o envio de 15 camiões com ajuda humanitária para Kafr Batna.
Há cerca de uma semana, o governo sírio autorizou a ONU a enviar ajuda humanitária para oito localidades sírias sitiadas, incluindo Kafr Batna, cercada pelas forças do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Esta autorização surgiu depois de uma visita a Damasco do enviado especial das Nações Unidas para a Síria, o veterano diplomata italo-sueco Staffan de Mistura.
Na capital síria, o diplomata reuniu-se na altura com o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid al-Mualem, e, depois do encontro, afirmou que a ONU ia tentar levar ajuda às áreas sitiadas, uma ação que, segundo o enviado especial, iria testar a vontade do governo sírio.
Nos dias seguintes foram organizadas várias colunas humanitárias que transportaram alimentos e medicamentos, entre outros bens, para várias populações cercadas tanto pelas forças pró-regime como pelos grupos da oposição.
Segundo a ONU, cerca de 486.000 pessoas vivem em 18 zonas cercadas no território sírio, a maioria por forças militares do regime, e precisam de uma ajuda urgente.
Lusa
