"Os Estados Unidos são os que estão realmente a militarizar a região", disse o porta-voz do ministro da Defesa chinês, Wu Qian, num 'briefing' mensal.
"As defesas militares que a China está a construir nas ilhas e recifes a sul do mar da China são absolutamente necessárias", acrescentou.
Pequim reivindicou a quase totalidade do sul do mar da China -- por onde passa um terço do petróleo do mundo -- tal como outros países da região, incluindo Taiwan, Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia.
Na sequência da reivindicação, realizou grandes operações para a ocupação de ilhas e ilhotas, transformando recifes de corais em portos, construindo pistas de aterragem e outras infraestruturas.
"É um direito legítimo da China implementar instalações de defesa no seu próprio território", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, não esclarecendo que tipo de equipamentos e quando foram construídos.
Os Estados Unidos anunciaram quarta-feira que vão intensificar a passagem de navios de guerra em áreas reivindicadas por Pequim no sul do mar da China.
Aquelas passagens nas zonas em redor de ilhas e ilhotas ocupadas pela China têm a intenção mostrar a liberdade de navegação internacional na região, contra as reivindicações de Pequim.
Desde outubro, a Marinha dos Estados Unidos já realizou duas operações daquele tipo.
Lusa