O executivo está a acompanhar a evolução dos acontecimentos na Venezuela, sob forte tensão política nos últimos meses, "com muita atenção e em vários planos", desde logo através do embaixador português acreditado em Caracas, afirmou Augusto Santos Silva.
"Temos vários mecanismos de resposta a emigrantes portugueses que precisem de proteção consular. Esses pedidos não têm sido feitos, pelo menos de forma expressiva", disse o ministro aos jornalistas, à margem do debate, no parlamento, da proposta do Orçamento do Estado.
"Sobretudo, desejamos que a situação na Venezuela evolua favoravelmente e dizemos em relação à Venezuela o que dizemos em relação a qualquer país: que a situação evolua no respeito pelo Estado de Direito, no respeito pelos direitos humanos e no exercício soberano pelo povo e pelas instituições que o povo venezuelano escolheu, nas competências que lhe são próprias", destacou o governante.
O ambiente político na Venezuela é tenso desde a histórica vitória, a 06 de dezembro, da oposição nas eleições legislativas, com constantes ataques entre o parlamento e o Governo.
Lusa
