"Os problemas da Turquia devem ser resolvidos no respeito pela Constituição", afirmou o responsável numa conferência de imprensa conjunta com o homologo norte-americano, John Kerry.
John Kerry disse esperar que na Turquia prevaleça a paz, a estabilidade e a "continuidade" do poder no Turquia.
"Vi as informações (sobre o que está a acontecer na Turquia) mas não tenho mais detalhe por agora. Espero que haja paz, estabilidade e continuidade na Turquia", disse o secretário de Estado.
O Governo norte-americano já pediu aos seus cidadãos para que fiquem em casa, um apelo que também fez o Governo de Espanha.
Militares turcos declararam esta noite a lei marcial e o recolher obrigatório, depois de terem anunciado que tinham tomado o poder no país.
O canal público de televisão divulgou um comunicado das "Forças Armadas turcas" a dar conta da proclamação da lei marcial e de o recolher obrigatório em todo o país.
"Não vamos permitir que se degrade a ordem pública na Turquia. Um recolher obrigatório é imposto no país até nova ordem", especifica o comunicado, assinado pelo "Conselho da paz do país", que diz que tomou o poder.
Depois de aviões terem voado a baixa altitude há helicópteros a sobrevoar a capital turca.
Lusa