Recep Tayyip Erdoğan disse que o pedido de extradição do seu antigo aliado, agora inimigo número um, deve seguir nos próximos dias.
Em entrevista, o presidente da Turquia afirmou ainda que o povo turco quer ver reintroduzida a pena de morte - abolida há mais de uma década como condição de entrada na União Europeia - porque pretende ver mortos os responsáveis pela tentativa de golpe de Estado.
Apesar dos avisos da UE, Erdogan não recua na sua decisão que poderá comprometer a tentativa de integração do Estado turco no grupo dos 28.
O chefe de Estado não descarta a hipótese de reintroduzir a pena capital no país, como ainda diz que se o Parlamento decidir em conformidade, aprovará a decisão.
A tentativa de golpe de Estado falhada na Turquia já fez mais de 300 mortos e já levou à detenção de 7.500 pessoas.