Mundo

Os 20 melhores sítios para procurar vida extraterrestre

Segundo os astrónomos, há 20 bons candidatos a serem uma "segunda Terra". Se queremos encontrar vida fora do nosso sistema solar, estas são as melhores hipóteses (tanto quanto se sabe até agora).

Ilustração de vários exoplanetas descobertos pela missão Kepler.
Ilustração de vários exoplanetas descobertos pela missão Kepler.
NASA/Reuters

Numa lista de mais de 4 mil exoplanetas descobertos pela missão Kepler da NASA, há 20 que podem albergar vida, acredita uma equipa de cientistas norte-americana.

"Este é o catálogo completo de todas as descobertas feitas pela missão Kepler de exoplanetas a orbitar em redor da sua estrela numa zona onde pode haver vida", explica Stephen Kane da Universidade de San Francisco, cuja investigação é publicada no Astrophysical Journal. "Isto significa que podemos concentrar-nos nestes planetas e realizar estudos para saber mais sobre eles, inclusive se são habitáveis".

Na última contagem, o telescópio espacial Kepler detetou 4706 candidatos a exoplanetas, 2327 dos quais estão já confirmados. Entre estes últimos, a equipa de São Francisco identificou 216 localizados em "zonas habitáveis" em relação à sua estrela, ou seja onde há condições para que exista água em estado líquido. A lista ficou reduzida a 20 quando se determinou quais estava na posição perfeita em relação à sua estrela, tal como a Terra está em relação ao Sol.

Assim, numa missão além do nosso sistema solar em busca de um gémeo da Terra e de vida extraterrestre, seria bom começar pelo Kepler 186-f, sugerem estes cientistas.