Os 25.º encontros anuais de Évian (no sudeste de França) entre patrões franceses e alemães "decorrem num momento particularmente importante para a Europa", declarou Hollande, numa declaração conjunta com a chanceler alemã.
"Com o Brexit, também com a subida nas urnas dos populismos e das contestações da própria ideia da Europa, é necessário um novo impulso para a União. E a França e a Alemanha querem ocupar o seu lugar para assumirem as respetivas responsabilidades", afirmou.
"Em Bratislava, vamos insistir, entre outras coisas, na elaboração de uma agenda ambiciosa, ambiciosa em matéria de economia", disse Merkel, salientando a importância dos aspetos numéricos, como fez Hollande.
A dois dias do G20 (grupo das principais potências económicas mundiais), que começa no domingo em Hangzhou, na China, Hollande e Merkel destacaram o contributo da Europa para o aumento do crescimento e do comércio internacional.
Merkel assegurou, nomeadamente, que "os países europeus farão todos os possíveis para que sejam aplicadas medidas favoráveis ao crescimento, para que se lute contra o protecionismo".
"Precisamos de um comércio internacional, de trocas internacionais que funcionem bem", defendeu, depois de o Governo francês ter falado de divergências nas negociações do Tratado de Livre Comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos (TTIP).
Lusa