O alerta público da procura de Jaber Albakr, nascido em janeiro de 1994, em Saasaa/Damasco, foi colocado online (https://www.polizei.sachsen.de/de/45350.htm) enquanto ainda decorrem buscas na cidade de Chemnitz, a mais de 250 quilómetros de Berlim, na sequência de uma suspeita de preparação de um ataque com explosivos.
Nas redes sociais, a polícia solicitou, em alemão e em inglês, que a população permaneça nas suas casas na zona dentro do perímetro de segurança e que siga as instruções policiais.
"Por favor, não publiquem fotos ou vídeos das medidas policiais, caso contrário podem estar a colocar em risco a operação", lê-se noutra mensagem publicada no Twitter pela polícia.
À imprensa local, habitantes na zona vedada contaram terem sido acordados manhã cedo por agentes da polícia, armados com metralhadoras, que lhes disseram para sair dos edifícios. Os habitantes abandonaram a área em autocarros.
Foi evacuado pelo menos um bloco de apartamentos da zona conhecida como Fritz-Heckert, na parte Sul de Chemnitz e construída na época do regime comunista e que inclui 90 mil moradores.
A região da Saxónia foi cenário, nos últimos meses, de vários incidentes xenófobos, incluindo vários ataques contra centros de refugiados.
Lusa