O porta-voz do departamento de segurança pública do Texas, Victor Taylor, disse que quatro das detenções foram por agressão, duas por evitarem a detenção, uma por conduta desordeira e uma por "interferência com responsabilidade pública".
"Alguns manifestantes agrediram outros manifestantes. Não sabemos ao certo em que lado estavam. Muitos estavam misturados", disse Taylor.
A polícia de Austin e agentes estaduais vestidos com equipamento antimotim tentaram manter os dois grupos separados.
Os confrontos aconteceram no local onde, mais cedo, o governador Greg Abbott tinha inaugurado um monumento a reconhecer a contribuição dos afro-americanos para o estado.
Cerca de duas dezenas de pessoas do grupo "White Lives Matter" protestaram contra o que chamam uma aplicação desigual das leis contra os crimes de ódio, que dizem favorecer as minorias. Segundo o grupo, foi uma coincidência que o protesto acontecesse no dia na cerimónia de inauguração do monumento.
Também no sábado, em Nova Iorque, mais de mil manifestantes saíram à rua para uma marcha que começou em Queens, onde nasceu o Presidente eleito Donald Trump, e terminou na Trump Tower, para defender a diversidade e os valores democráticos.
Lusa