Virgem 1- assim denominada porque se situa na direção da constelação de Virgem - é uma galáxia anã que conseguiu manter-se escondida dos olhos humanos porque é extremamente fraca e difusa. Segundo os astrónomos, é a mais fraca galáxia-satélite até agora encontrada.
"Galáxia-satélite" é o termo utilizado pelos cientistas para denominar uma pequena agregação de gás e energia a orbitar a via Láctea. O seu estudo é importante para perceber o misterioso papel que desempenha a matéria negra ao manter as galáxias juntas.
Sabe-se que existem 50 galáxias-satélite, 40 das quais são demasiado débeis e difíceis de detetar. Podem parecer muitas galáxias, mas a verdade é que o atual conhecimento da matéria negra sugere que deviam existir centenas de galáxias-satélite. Os astrónomos não conseguem por isso explicar o que se passa - ou o seu entendimento da matéria negra está errado ou então essas centenas de galáxias-satélite estão muito escondidas.
Esta nova investigação vem dar mais força a esta última tese. O trabalho dos astrónomos da Universidade Tohoku no Japão é publicado no Astrophysical Journal.