Mundo

Pelo menos 21 civis mortos em ataques aéreos em Idleb, Síria

Pelo menos 21 civis, entre os quais três crianças, foram mortos hoje em ataques aéreos contra uma localidade da província síria de Idleb controlada pelos rebeldes, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Pelo menos 21 civis mortos em ataques aéreos em Idleb, Síria
AP

Dezenas de pessoas ficaram feridas nos bombardeamentos à localidade de Kafr Nabal, adiantou o OSDH, que dispõe de uma vasta rede de fontes no país.

Segundo o OSDH, os bombardeamentos foram realizados por aviões russos.

Moscovo é um dos mais fieis aliados do regime sírio e começou a realizar ataques aéreos contra os rebeldes e os 'jihadistas' na Síria em setembro de 2015.

Em novembro, o ministro da Defesa russo, Serguei Choigu, indicou que as forças russas tinham lançado uma "grande operação" nas províncias de Homs (centro) e de Idleb (noroeste).

A província de Idleb é controlada por uma poderosa aliança de movimentos rebeldes conhecida como Exército da Conquista, que reúne grupos islamitas, mas também a Fateh el-Sham (ex-Frente al-Nusra ligada à Al-Qaeda).

A maioria da província de Homs é controlada pelo Governo sírio, mas pequenas partes estão ainda nas mãos de grupos rebeldes.

A guerra na Síria, desencadeada em março de 2001 devido à brutal repressão de manifestações exigindo reformas, causou mais de 300.000 mortos.

Lusa