Mundo

Turquia não vai permitir que assassínio de embaixador prejudique relações com Rússia

O Governo turco não vai permitir que o assassínio do embaixador da Rússia esta segunda-feira em Ancara prejudique a "amizade" entre os dois países, referiu, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia.

Turquia não vai permitir que assassínio de embaixador prejudique relações com Rússia
Burhan Ozbilici/Turkey

"Não vamos deixar que aquele ataque prejudique a amizade entre a Turquia e a Rússia", lê-se no comunicado.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, denunciou, por seu lado, um "ataque contra as relações turco-russas".

Enquanto o embaixador russo estava a ser assassinado, o chefe da diplomacia turca, Mevlut Çavucoglu, viajava de avião para Moscovo, onde vai reunir-se terça-feira com os seus homólogos da Rússia, Serguei Lavrov, e do Irão, Mohammad Yavad Zarif, para analisar a frágil trégua em Alepo, Síria.

Segundo indicaram fontes diplomáticas turcas ao diário Hurriyet, os chefes da diplomacia russa e turca dão terça-feira uma conferência de imprensa em Moscovo.

As relações entre a Turquia e a Rússia estavam em pleno processo de normalização, depois de se terem em novembro de 2015 quando as forças turcas abateram um avião de guerra russo na fronteira com a Síria.

A Rússia impôs sanções económicas à Turquia, mas deu apoio ao Presidente turco depois da tentativa de golpe de Estado, em julho, o que levou a uma reaproximação entre os dois países.

O embaixador da Rússia na Turquia foi hoje abatido a tiro por um polícia, quando discursava na inauguração de uma exposição de fotografia em Ancara, capital do país.

Lusa